QGIS – Software geográfico de código aberto

captura de tela demonstrando uma janela do QGIS

O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG), ou Geographic Information System (GIS) em inglês. É um software de Código Aberto licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Pode ser instalado e usado em Windows, Mac OSX e Linux.

O QGIS suporta os principais tipos de arquivos raster e vetorias, como GeoTIFF, Jpeg2000, Shapefiles e GeoJson. Permitindo tratamento de dados para visualização, conversão entre diversos formatos ou transformação entre raster para vertor ou vice-versa.

Utilização na SciCrop

O QGIS é a principal ferramenta para visualização e exploração de imagens de satélite ou de drones. Imagens que geralmente são disponibilizadas nos formatos Jpeg2000 ou GeoTIFF.

O QGIS também permite o ensaio de algoritmos de tratamento dados, como por exemplo o Normalized Difference Vegetation Index (NDVI). Uma vez que o resultado está satisfatório e uma sessão manual no QGIS, os passos poderão ser programados em Python com GDAL, por exemplo. GDAL é a biblioteca comum da maioria dos softwares GIS.

Links

About David Kwast
Technology Specialist

1 Comment

  1. Muito bom. Open source e colaboração, esse é o caminho!

    Reply

Your email address will not be published.