Projeto de blockchain em transações agrícolas é aprovado pela FAPESP

Nesta terça-feira 12 de Setembro de 2017, em evento na sede da FAPESP na cidade de São Paulo, a empresa Compplied Computação Aplicada S/A, do grupo SciCrop® recebeu aprovação de financiamento no Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE. O projeto aprovado é o Desenvolvimento de sistema em blockchain para o rastreamento e intermediação de operações e transações agrícolas. No mesmo evento outros 38 projetos foram aprovados, para empresas existentes e outras em criação.
A motivação e importância do projeto podem ser entendidos, com essa porção de texto extraída da documentação escrita pelo pesquisador responsável:

“O mercado agrícola carece de um sistema distribuído de registros, bem como de fácil integração para as plataformas pré-existentes. Estas são fragmentadas, segmentadas através dos diversos setores do agronegócio e demasiadamente intermediadas, o que causa grande diluição do lucro dos produtores.

Uma solução com base em blockchain, adaptativa às diversas demandas do mercado agrícola e integrada às soluções preexistentes, se faz necessária e identifica-se como o passo essencial a ser tomado em direção ao futuro.”

O financiamento da FAPESP será fundamental para a execução do projeto e completa a estruturação planejada, que já contava com o embasamento acadêmico, profissionais com experiência comprovada nos segmentos bancário, agronômico e de criptografia.
A despeito da complexidade que os temas blockchain, criptomoedas e smart contracts, possam trazer, a proposta de valor deste projeto é muito clara, simples e objetiva:

Diminuir dramaticamente o custo, tempo e intermediação nos processos de aferição e validação de crédito e garantias em operações agrícolas e suas originações. Ao mesmo tempo que oferece segurança superior aos modelos, sistemas e metodologias existentes.

Os resultados iniciais poderão ser experimentados por clientes como, instituições financeiras, seguradoras, cooperativas, revendas, e grupos armazenadores de commodities agrícolas, bem como os personagens envolvidos nos processos de criação e aferição de Cédula de Produtor Rural (financeira e não-financeira) e Crédito com garantia utilizando contrapartida de escritura ou bem; Certificado de Depósito Agropecuário e Warrant Agropecuário; Barter (Com registro de equivalências de trocas); Seguro agrícola (multirrisco ou risco específico); Vendas à futuro (Hedge e Opções de compra e venda); Registro de frete; Registro de exportação; Cálculo de risco de crédito, por montante de operações.
A Compplied, empresa S/A do grupo SciCrop®, foi criada para executar projetos de pesquisa e desenvolvimento em computação, que atendam as estratégias de longo prazo da SciCrop® mas não necessariamente restritos a ela ou a seu mercado de atuação.
Este é o segundo projeto aprovado pela FAPESP no PIPE para o grupo SciCrop®, o primeiro foi o: Modelos de Risco para a Agricultura a partir de Informação em texto.
Se os leitores desse texto estiverem interessados por mais informações do projeto de blockchain aqui sucintamente descrito, deixem uma mensagem na seção de comentários.

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

2 Comments

  1. Anderson RamosOctober 17, 2017 at 7:37 pm

    Olá, tenho interesse em receber mais artigos ou algo relacionado aos testes executados na Blockchain. Parabéns pela iniciativa!

    Reply

Your email address will not be published.