Instalação da estação meteorológica SciCrop® SE-2600

Esse post é para guiar nossos clientes na instalação do modelo básico de nossa estação (SE-2600).
Abaixo está um vídeo com o passo-a-passo da instalação, o qual responde às seguintes dúvidas:

  • Como e onde instalar?
  • Quais ferramentas?
  • Quais pré-requisitos?
  • O que vem com a estação?
  • Como testá-la?
  • Qual o peso da estação instalada?


Exemplo de uso do cavador tradicional para instalação do poste de sustentação da estação:

Uma das dúvidas comuns que ainda recebemos é com relação a posição correta para o melhor carregamento solar da estação. No vídeo abaixo respondemos em detalhes essa dúvida:


Check-list para a instalação:

Os principais items a serem instalados são: (A) Receptor SR-433E, (B) Estação e o (C) Sensor Interno ST-433.

A) Receptor SR-433E:

  • 1 ponto de acesso à Internet, com conexão RJ-45 fêmea.
  • 1 ponto de rede elétrica 110v ou 220v no mesmo local onde estará o item acima.

B) Estação SE-2600 (Sensor Externo):

  • A estação deve ser instalada em local aberto em uma distância de até 50 metros de onde está o receptor. O local de instalação deve ser livre de obstruções ao vento ou chuva. Em situações em que não exista interferências de rádio, em campo aberto a comunicação entre a estação e o receptor pode funcionar em uma distância de até 100 metros. Portanto em condições usuais recomendamos a distância de até 50 metros entre estação e receptor.
  • Para a instalação, recomendamos um mastro cuja altura acima do solo esteja entre 2 metros até 2,5 metros. Sugerimos que o mastro seja feito tubo de aço, galvanizado NBR 5580 2.1/2”. Porém podem ser usados outros tipos de mastro que suportem o peso da estação instalada com porcas e parafusos, cuja o peso é de 1,2 kg. O mastro também de ser estável o suficiente para evitar movimentações mecânicas e trepidações, e caso de chuvas e ventos fortes, as quais possam afetar o nivelamento da estação. O mastro também deve ser resistente à corrosões e ferrugem, por isso a recomendação de aço galvanizado (revestimento de zinco). Por fim o diâmetro do tubo não deve ser superior a 5 cm.
  • Quanto a fixação do mastro, recomendamos que seja feita com 60 cm de profundidade, com cimento.

C) Sensor Interno ST-433:

  • O sensor interno deve ser instalado no mesmo local onde o receptor foi instalado, preso em uma parede.

Na imagem abaixo você pode ter uma idéia de como fica a estação instalada. São exemplos de clientes reais:

Mas como eu disse no ínicio, este post é apenas um guia. As informações completas, constam de nosso manual que pode ser acessado aqui.
Se você chegou até essa página, mas ainda não tem uma estação em sua propriedade, conheça o plano AgroAssist PRO da SciCrop® que inclui a estação.

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.