Projeto de combate a ferrugem da soja é aprovado e segue para sanção

Os deputados de Mato Grosso do Sul aprovaram hoje, por unanimidade e em segunda votação, o projeto de lei que impõe medidas mais restritas para combater a ferrugem asiática da soja no Estado. A proposta agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A primeira votação foi no dia 5 de julho. A proposta muda a lei de 21 de dezembro de 2006, que trata sobre o tema e o intuito dos deputados é fazer mudanças para combater, ainda mais, a ferrugem da soja.

Com a nova lei o produtor ficará proibido de plantar duas safras seguidas de soja, já que com os cultivos sucessivos, a incidência de fungos pode ser ainda maior. O projeto ainda muda de 10 de dezembro para 10 de janeiro, o prazo para que o produtor (soja) cadastre ou registre na Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A matéria também prevê mudanças nas infrações de acordo com a área cultivada, assim como direciona que todas as exceções às regras, serão estabelecidas pela Semagro, como também a definição sobre os períodos de semeadura da soja e de vazio sanitário, por meio de uma resolução.

Fonte: Agrolink

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.