Parceria permite prevenir perdas em lavouras ocasionadas por impactos climáticos

No último dia 16/01/2018, a Safra Segura, corretora de seguros e serviços especializada no ramo agrícola na região do Paraná e Mato Grosso do Sul, apresentou a primeira operação de um novo modelo de prevenção de impactos climáticos em lavouras agrícolas.

A solução em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, trás um serviço completo para mitigar as perdas em plantações devido às contantes volatilidades do clima, com períodos de ampla estiagem, e períodos de muita tempestade e granizo. “A nossa solução abrange desde o monitoramento do clima diário em escala hiperlocal, ou seja, no talhão do produtor, com previsões para os próximos 15 dias, até o efetivo seguro, caso venha a ocorrer um sinistro”, afirma Fábio Christovam, diretor da Safra Segura.

Este novo serviço foi desenvolvido em conjunto com a SciCrop, startup paulista de tecnologia para o campo, que administra todo o sistema e os equipamentos de meteorologia que são instalados nas lavouras dos produtores, denominado AgroAssist. Com a união entre as soluções das duas empresas, os produtores passam a contar com um serviço único de ponta-a-ponta que previne os impactos climáticos antes da possibilidade de ocorrer o próprio sinistro.

Em meio a um período de tantas perdas para os produtores devido as tempestades na região do oeste do Paraná, os produtores comemoram. Segundo Nelson Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo, agora os produtores poderão contar com uma solução que monitora em tempo real a situação nas lavouras, auxiliando os mesmos na tomada de decisões diárias, não só para prevenir os impactos do clima, mas também definir as próprias atividades no campo. Ele complementa que o clima é responsável por todo o planejamento agrícola, ou seja, saber com precisão o que ocorrerá nos próximos dias é essencial para determinar se é ideal entrar com um trator para não compactar o solo úmido, ou mesmo se é vantajoso aplicar um nutriente com aquelas condições climáticas.

A solução promete ser uma revolução na prevenção dos impactos climáticos no campo, uma vez que o seguro agrícola ainda não é muito conhecido e contratado pelos produtores. No Brasil apenas cerca de 13% da terras agrícolas estão protegidas com algum tipo de seguro. Agregando um serviço completo de monitoramento climático Fábio Christovam da Safra Segura comemora como um novo marco, e diz que está confiante de que os produtores enxergarão um verdadeiro benefício a partir do momento de que não estão adquirindo somente um seguro para o caso da perda, mas sim, um serviço que auxilia em tudo que envolve sua rotina no campo dado a influência do clima. Ele completa que já começou a negociar com seguradoras para que este serviço, por contar com um monitoramento diário, reduza as taxas dos seguros para estes produtores.

A operação que iniciou neste mês já conta com 2 estações, uma na própria fazenda do presidente do Sindicato e outra na propriedade de Arno Dresch, presidente do Clube do Milho e importante produtor local. A parceria com o Sindicato e a SciCrop pretende expandir a solução por todas as fazendas dos associados e da região do oeste do Paraná, e conta com jovens produtores antenados em novas tecnologias, como Juliano Paludo que auxiliou na escolha do Sindicato pelo serviço, para que essa meta se concretize rapidamente.

Saiba mais sobre o AgroAssist AQUI

About Renato Ferraz
Serial Entrepreneur and Co-founder at SciCrop

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.