5 anos de SciCrop!

Neste mês de novembro de 2020 a SciCrop completa 5 anos. Neste aniversário comemoramos com o atingimento de diversas metas de extrema importância para nós e nossos investidores.

Visão estável: Em 2015 ainda quando planejávamos a SciCrop, fizemos o beta de nosso primeiro site. Lá expunhamos nossa visão: Um conjunto de analytics, IoT, economia e big data, como pode ser visto na imagem abaixo extraída do web archive.

Hoje nos orgulhamos de saber que enquanto tantas outras startups – sob a liberdade de pivotar – mudam completamente sua visão e negócio ao longo do tempo, na SciCrop mantivémo-nos no rumo certo desde o início. Mais do que isso, percebemos como o mercado tem nos seguido e visto que o caminho de agregar real valor ao agronegócio passa necessariamente por big data analytics e integração de dados. É claro que também passamos por modificações importantes, a principal delas foi remover o B2F (Business to farmer) do nosso modelo de negócios.

Diversidade de mercados: Uma das consequências da implementação da nossa visão deveria naturalmente ser o acesso à diversos mercados subjacentes e internos ao agro. Tivemos um início lento, principalmente devido a todo investimento em pesquisa e tecnologia, mas um a um nossos clientes confiaram em nós e hoje possuímos uma sólida tração nos mercados:

  • Agronegócio,
  • Bancário/Financeiro
  • Ambiental
  • Indústria de Alimentos
  • Governo
  • Mineração
  • Construção
  • Telecom

O Agronegócio sem dúvida é o maior responsável pela nossa receita, mas a necessidade de análise de dados integrados provou nossa tese de que os mercados correlatos também seriam atendidos pela SciCrop através de nossa Plataforma de Analytics como Serviço, o que de fato aconteceu, com mais de 50 grupos agroindustriais e grandes empresas.

Cultura de Dados: Também desde o início da SciCrop temos lutado para a evangelizar o mercado sobre a necessidade de que os departamentos agrícola, financeiro e de TI desenvolvam uma cultura de dados, também conhecida como agenda de dados, imprescindível para a inovação e transformação digital.

“Tive o privilégio de aprender sobre esse conceito de cultura de dados durante meu período como engenheiro de software na IBM em 2009 quando trabalhava no produto derivado do DB2, o IBM Smart Analytics Systems. Entendi à época a fundamental necessidade da integração de dados, construção de data warehouses e data lakes para criação de fluxos de analytics contínuos que trouxessem valor estratégico para o negócio.”

José Damico – CEO SciCrop

No agro e indústrias correlatas ainda há muito para evoluir nesse caminho, e isso nutriu na SciCrop a necessidade de criação da nossa Plataforma de Analytics, inicialmente chamada de AgroAPI e que consumiu 3 anos de desenvolvimento. Foi um investimento alto, tanto em tecnologias proprietárias da SciCrop, como em tecnologias abertas que disponibilizamos publicamente, além da parceria com renomadas instutições de pesquisa como a FAPESP, mas o resultado permitiu que provisionássemos em nossos clientes – em qualquer nível de estruturação – um middleware de analytics que se beneficiasse do que ele já tivesse e integrasse módulos externos, e assim consolidasse a cultura de dados, tangebiliazada por tecnologias da SciCrop.

Crescimento: Todo o esforço e resiliência necessários à condução da SciCrop tem sido recompensado pelo nosso crescimento e resultados. Além do que já citado sobre a diversidade de mercados, conquistamos especificamente no agronegócio presença em importantes clientes de:

  • Soja/Milho
  • Cana-de-açúcar
  • Hortifruti
  • Citrus
  • Florestal

Além destes tipos de clientes, nesse quinto ano iniciamos nossa caminhada na pecuária e de cara trouxemos para dentro um importante cliente holandês. Mas independente do tipo de cliente as ofertas continuam sendo módulos de analytics de nossa plataforma, dos quais o módulo do clima (o primeiro a ser criado) tem uma presença constante, independente de mercado/segmento. Atualmente são mais de 2.5 milhões de hectares monitorados por tecnologias SciCrop, isso sem contar o uso de nossos módulos licenciados em plataformas de nossos clientes.

Um das formas de entender como nossos clientes tem se beneficiado de nossas soluções é ler sobre nossos cases de sucesso, aqui.

Time: Qualquer resultado obtido na SciCrop é devido às pessoas. Somos uma empresa focada no ser humano e portanto um dos principais aspectos de nossa estratégia sempre foi estabelecer a cultura SciCrop em nossos colaboradores, pois são os valores e princípios de nossa cultura os responsáveis pela coesão e objetividade do nosso time. Além dos nossos colaboradores sempre soubémos da importância de termos conosco investidores que também compartilhassem do que acreditamos e estivessem próximos do nosso dia-a-dia. A vinda do grupo Mendonça de Barros personificou isso através do sr. José Roberto Mendonça de Barros, Alexandre Mendonça Barros e José Carlos Hausknecht.

Também, ao longo destes 5 anos, conseguimos estabelecer um processo funcional de contratação e formação de profissionais, mas neste quinto ano tínhamos uma meta específica de trazer do mercado profissionais que sabíamos que levariam nossa empresa a um novo patamar. Então, no segundo semestre de 2020 a despeito da pandemia, tivemos a imensa felicidade de trazer Marcos Scalabrin e Leonardo Pinheiro para nossa família. Referências em agtech e analytics, tanto o Scalabrin como o Leo já eram amigos de casa, mas agora eles coroam o ano de 2020 e abrem um mar de oportunidades para a SciCrop.

Estes foram nossos 5 primeiros anos, chegamos aqui sem dúvida graças a Deus e com muito trabalho duro de pessoas altamente comprometidas na construção de nossa história, a começar dos fundadores, José Damico e Renato Ferraz. Projetamos que todo tipo de empresa do agronegócio e indústrias correlatas possuem potencial de ser nosso cliente e assim continuaremos a crescer com contas de alta representatividade do mercado. Portanto se você precisa de soluções de analytics e transformação digital, conheça nossa plataforma, não deixe de falar conosco. Por outro lado se você procura investir numa startup consolidada, sustentável, com tração e receita que falam por si, vamos conversar! 
About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.