Troubleshooting: Estação SE-2900 GPRS

Esse post tem como objetivo orientar nossos clientes para resolução de problemas de transmissão de dados da estação meteorológica SciCrop SE-2900 GPRS.

Antes de qualquer coisa vamos relembrar os principais items da estação:

1) Indicador de direção do vento; 2) Sensor de velocidade do vento; 3) Sensor UV; 4) Sensor termo-higrômetro; 5) Coletor de chuva; 6) Nível bolha; 7) Painel solar; 8) Garras U; 9) Compartimento de pilhas; 10) Botão de reset; 11) Indicador LED: aceso durante 4 segundos e após este período o LED irá piscar a cada 16 segundos (período de atualização do sensor).

No caso da estação meteorológica não estar transmitindo os dados de temperatura, umidade, pluviometria, etc, verificar:

  • Pilhas: verifique se são alcalinas, não recarregáveis, AA (preferencialmente de lítio, de longa duração), novas e verifique se as mesmas estão colocadas corretamente. Se tudo estiver correto, experimente retirar e colocar novamente as pilhas, e observe o Indicador LED: aceso durante 4 segundos e após este período o LED irá piscar a cada 16 segundos (período de atualização do sensor);
Compartimento e posição das pilhas
  • Painel Solar do Receptor: Certifique-se que o painel solar esteja em uma inclinação de 20º até 30º apontado para o norte, completamente exposto ao sol, sem cobertura ou sombreamento sobre o mesmo. Não confunda o painel solar da estação, com o do receptor;
Ilustração do painel solar do receptor.
  • Reset da Estação: Caso as pilhas estejam em correto funcionamento, experimente reiniciar a estação. Para efetuar esta tarefa, utilize um clipe de papel ou outra peça fina metálica, para manter apertado com cuidado o botão reset. Mantenha-o pressionado por aproximadamente (3) três segundos. Retire as baterias e aguarde um minuto com o painel solar coberto. Não recoloque as pilhas até continuar com o procedimento a seguir;
  • Receptor: Remova o cabo do painel solar, remova os 4 (quatro) parafusos com uma chave philips de 4 (quatro) milímetros, remova a tampa do receptor, e por fim remova a bateria de lítio (para removê-la, use uma espátula pequena de metal ou faca pequena de metal sem ponta). Após esse passo, recoloque as pilhas na estação espere 1 (um) minuto e recoloque a bateria de lítio-íon (modelo 18650) no receptor. Certifique-se que há ao menos um LED azul piscando próximo ao local da bateria. Recoloque a tampa e os parafusos, bem como o conector do painel solar.
Receptor fechado.
Receptor aberto: 1) Comparimento da bateria de lítio-íon; 2) Compartimento do cartão TF; 3) Porta mini USB fêmea; 4) Botão de reset; 5) Compartimento Micro SIM; 6) Compartimento Nano SIM; 7) Conector do painel solar;
  • Configuração inicial do Receptor: Revise as configurações do receptor por meio do software weather_logger_setup_v1.6.4_0612.zip. Faça o download do software aqui descompacte o arquivo zip e proceda com a instalação em sistema operacional Microsoft Windows (versões >=7). Após a instalação conecte um cabo mini USB no receptor e no computador onde o sofware foi instalado, inicie o software e verifique se no canto esquerdo/abaixo da tela aparece a palavra “Connected“, que indica que a comunicação com o receptor por cabo USB está funcional.
  • Comunicação da estação com o Receptor: Ainda no mesmo software, uma vez que a comunicação com o receptor por cabo USB está funcional, verifique se há medição em OutTemp e OutHumi, se não houver dados, proceda com o próximo passo.
  • Configuração de comunicação do Receptor: Ainda no mesmo software, clique no menu Setup > Basic Settings, nesta tela, verifique na seção “Device Info” > “Outdoor Sensor“, se está selecionado wh65 com alguma informação de ID à direita. Se não houver um ID, proceda com os itens Reset da Estação e Receptor acima, até que um ID apareça. Se houver necessidade de modificar várias vezes as configurações do Receptor, e portanto reiniciá-lo a cada configuração, use como alimentação, apenas o cabo USB e remova tanto a bateria como o conector do painel solar. Dessa forma para ligar e desligar o receptor basta desconectar e conectar o cabo USB.
Tela de configuração.

Itens necessários para resolução de problemas:

  • Duas pilhas alcalinas AA;
  • Bússola ou App de Bússola no Celular;
  • Clipe de papel ou outra peça fina metálica;
  • Chave philips 4 mm;
  • Espátula pequena de metal ou faca pequena de metal sem ponta;
  • Cabo Mini-USB;
  • Computador com sistema operacional Microsoft Windows (versões >=7).

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.