Inmet confirma chuvas a partir de domingo para a região Central do Brasil

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que as notícias são boas para os produtores nesta semana, no que diz respeito ao clima. Os modelos numéricos indicam uma persistência das chuvas mais significativas a partir de domingo. Estas devem se estender para a última semana de outubro e também para a primeira semana de novembro.

Imagens de satélite mais recentes mostram instabilidades climáticas no extremo-sul do Rio Grande do Sul, com volumes pluviométricos acumulados moderados.

As chuvas se espalham no Rio Grande do Sul até o sul do Paraná e podem chegar ao extremo sul do Mato Grosso do Sul – porém, bem localizadas. Nesta sexta-feira, essa frente fria se desloca para o oceano.

Só a partir de sábado é que uma nova frente fria, mais intensa, vai conseguir avançar por toda a região Sudeste e ocasionar a esperada mudança de tempo na região central do país a partir do domingo, quando esse sistema avança. Esse sistema será o grande responsável por quebrar o bloqueio atmosférico que incide nessa região.

Antes disso, a partir de quinta, sexta e até o sábado, o calor volta com força enquanto a frente fria avança no Sul. Depois, as temperaturas ficam mais amenas.

A expectativa é que, a partir da próxima semana, os dias fiquem mais nublados, com pancadas de chuva ocasionais, principalmente nos períodos da tarde e da noite. O sol aparece em alguns horários do dia.

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.