SciCrop realiza evento com produtores rurais de Socorro/SP

No último dia 13 de outubro, a SciCrop realizou em Socorro/SP, a primeira edição do “Encontro com Especialistas”. Este foi um evento multidisciplinar, que contou com a presença de produtores rurais locais, profissionais do campo, finanças e gestão de fazendas. O evento procurou colocar em evidência os principais problemas enfrentados pelos produtores, através de dinâmicas participativas e interação do produtor com os profissionais convidados. Dentre estes problemas, foi apontada de forma primária a dificuldade no gerenciamento financeiro.


Foram citadas diversas dúvidas sobre como proceder quanto a comercialização, agregar valor ao produto e muitas questões vinculadas à área contábil. Ainda, foi possível identificar uma grande necessidade dos produtores: educação financeira.

Há hoje, muita dificuldade por parte do produtor para mensurar suas entradas e saídas financeiras, o que torna obscura sua real margem de lucro. Este raramente busca auxílio de um profissional da área financeira, exceto quando estritamente necessário, principalmente em questões relacionadas à obrigações com a Receita Federal, ou situações de restrições de benefícios do governo. Há ainda problemas na emissão de notas fiscais, muitas das quais usam processos manuais e acabam por dificultar o processo de venda.
Outro fator que torna mais complexa esta visão é a falta de conhecimento do mercado, gerada pela falta de informação e apoio. Muitos vendem sua produção para terceiros, por ser uma via mais simples e rápida, deixando de agregar valor. Alguns dos produtores já buscam novos mercados, como agricultura orgânica e turismo rural e formas de se agregar valor ao produto, entre outros, porém são exceção.
Novos mercados podem ser uma forma efetiva de se buscar novas fontes de renda ou aumentar a preexistente. O processamento de produtos pode também em alguns casos ampliar o valor substancialmente em relação ao valor de venda a granel, bem como a criação de uma marca para a propriedade.
Através de debate e dinâmicas, ficou claro a necessidade de se buscar uma solução para o problema do gerenciamento financeiro e vendas, tornando-o acessível, prático e efetivo ao produtor. A SciCrop, com o resultado deste evento, busca reformular sua estratégia para novos produtos, bem como atender às expectativas dos produtores, auxiliando-os a resolver problemas, ampliando sua produtividade, lucro, e por fim, ofertar maior sustentabilidade à agricultura, através do uso inteligente da informação.

Este encontro marcou o início de um processo contínuo da SciCrop que busca um posicionamento de parceria com o produtor, através de uma relação pautada pela transparência e confiança. Se você é um produtor rural ou parceiro do agronegócio e deseja saber mais sobre as iniciativas da SciCrop, entre em contato conosco.

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.