Oxigenador de Lagos e Açudes movido por Energia Solar

Oi pessoal, como vocês já devem saber, um dos principais objetivos da #SciCrop é promover o desenvolvimento sustentável do agricultor familiar. Por isso, de tempos em tempos nos dedicamos a fazer projetos que possam ser implementados de maneira simples e imediata pelo produtor e trazer benefícios diretos.
Dessa vez fizemos um projeto para oxigenar (arear) lagos e açudes.
O manejo da água é um problema comum na agricultura familiar, e não está ligado apenas com a irrigação. Fazer a manutenção de lagos, lagoas e açudes, para manter uma boa qualidade da água, é uma preocupação constante. Uma das medidas importantes a serem feitas é manter o nível equilibrado de oxigenação da água, principalmente em locais onde não há quedas d’água, desníveis entre porções de água ou corredeiras naturais. Nestes casos a eutrofização é comum, e a restauração do equilíbrio precisa ser feita de modo artificial através de areação (bombeamento de água e pulverização de ar para criação de chafarizes).
São muito os benefícios da areação: Ela promove a dissolução de oxigênio na água, ajuda na neutralização do pH com a movimentação da água que precipita principalmente o cálcio e o fósforo já dissolvidos na água.  Oxida elementos químicos como ferro, manganês, o que aumenta a transparência da água e elimina gases tóxicos como gás carbônico, gás sulfídrico, metano e elementos como amônia. Eleva a ação de microorganismos decompositores de matéria orgânica. Diminui a reprodução excessiva de algas e equilibra a presença de microorganimos aeróbicos e anaeróbicos.
Contudo, essas vantagens tem o caro custo energético contínuo do bombeamento de água e pulverização de ar.
O que nós fizemos foi combinar 2 tecnologias, ambas conhecidas em uma solução nova. Coletamos energia através de um painel solar. Esse energia é usada para o funcionamento de uma bomba submersa que usa sua própria capacidade de sucção de água, para injetar ar junto da água bombeada. O resultado pode ser visto na foto abaixo

Teste do aerador SciCrop

Teste do aerador SciCrop em lago.


 
DCIM100GOPRO

Teste do aerador SciCrop em tanque.


Os resultados foram bons e o aerador que desenvolvemos conta com medidor de fluxo de água bombeada e medidor de corrente elétrica economizada.

Caso haja interesse, entre em contato conosco para enviarmos detalhes da montagem.
Até mais 😉

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.