Um guia para o produtor encontrar a melhor estação meteorológica

Não é difícil encontrar uma boa estação meteorológica. De fato, existem algumas que fornecem leituras de alta qualidade por uma fração do preço das estações mais sofisticadas. As estações meteorológicas são ótimas ferramentas para produtores rurais e empresas agrícolas, pois permitem acompanhar o tempo, obter relatórios orgânicos rapidamente para tomada de decisões operacionais, e melhorar as previsões climáticas.

Por que você precisa de uma estação meteorológica?

O clima é responsável por 90% dos impactos na lavoura. Um bom regime climático pode resultar em uma produtividade acima da média, por outro lado, quando não se verifica as condições ideais, ele pode causar a perda de toda uma colheita. Além disso, é essencial acompanhar as condições meteorológicas no dia-a-dia das atividades do campo, identificando as melhores janelas de plantio, colheita e aplicação de insumos.

Com a solução da SciCrop, este monitoramento é feito de forma simplificada e em tempo real, através da instalação de uma estação meteorológica plug n’ play, o recebimento reportes, e dashboards online com dados analisados das previsões hiperlocais com certificação de nosso parceiro exclusivo, a Climatempo. Verifique mais informações sobre este serviço.

Impactos Climáticos

Com as constantes mudanças climáticas e impactos de el niño e la niña na agricultura, a todo ano os produtores precisam monitorar rigorosamente o clima. Alguns exemplos de monitoramento são a prevenção de geadas, prevenção de chuvas severas, ou outros alertas climáticos.

Planejamento de Atividades

As previsões climáticas são essenciais também para otimização das atividades da lavoura, gerando a melhor aplicação e operações no campo. Alguns exemplos de planejamento são a prevenção contra compactação do solo através do planejamento da entrada de veículos no período de chuvas, planejamento de irrigação, planejamento de aplicações de insumos de acordo com direção e velocidade dos ventos, entre outros.

O que considerar ao escolher uma estação meteorológica?

Objetivo

Antes de comprar uma estação meteorológica que não seja adequada às suas necessidades, defina seu objetivo com ela. Você precisa acompanhar apenas o micro-clima de sua lavoura? Ou você planeja utilizar os dados para gerar relatórios? Pretende fazer previsões customizadas? Lembre-se dessas perguntas para garantir uma estação meteorológica que funcione melhor para você, afinal estações que apresentam apenas os dados atuais e em frequência baixa, não serão suficientes para gerar previsões com qualidade. A estação da SciCrop, por exemplo, captura dados a cada 16 segundos e já armazena online.

Tipos de dados

Os tipos de dados se referem às variáveis ​​climáticas que o seu dispositivo reportará. Se você deseja coletar dados simples, como pressão do ar, temperatura e umidade, uma estação meteorológica simples e básica é perfeita para você.

Se você está tentando calcular dados climáticos mais avançados, como radiação ultravioleta, velocidade do vento e precipitação, um modelo mais profissional vale a pena. Sugerimos a obtenção de uma estação meteorológica que relate com precisão os dados necessários, e as estações da SciCrop permitem a captura de todos estes dados.

Fácil configuração

As estações meteorológicas sem fio oferecem a configuração mais fácil e demoram menos tempo para começar. Tudo o que você precisa fazer é conectar o dispositivo, selecionar um bom ponto de acesso Wi-Fi e exibir relatórios meteorológicos quase que instantaneamente. As estações da SciCrop atuam com transmissão sem fio via rádio, o que permite que você possa ter seu ponto de conectividade no escritório da fazenda e instalar a estação mais próximo a sua lavoura. O equipamento já vem configurado e apenas é necessário o posicionamento da mesma em poste fixado no solo. Veja como é simples o processo de instalação da estação SciCrop.

Já as estações meteorológicas USB são tão simples quanto as estações meteorológicas sem fio para instalação. Basta colocar o cabo USB diretamente na porta USB do seu computador. Para iniciantes, as estações meteorológicas USB e sem fio são ótimas porque podem ser facilmente acessadas e instaladas. A maior desvantagem das estações com cabos conectados diretamente ao computador, é a necessidade do próprio computador na fazenda e também a instalação deve ser próxima a sede devido a extensão dos cabos.

No entanto, se você optar por uma estação meteorológica serial, a instalação levará mais tempo. Você precisará adquirir um conector serial-USB para que funcione corretamente. Para facilitar sua vida, escolha apenas as configurações das estações meteorológicas sem fio e USB, pois elas exigem o mínimo de esforço. Todas as estações SciCrop são modelos sem fio. entre receptor e estação.

Tamanho e espaço

Um fator a considerar é o tamanho da sua estação meteorológica e o espaço da sua localização atual. Muitas estações meteorológicas profissionais tradicionais necessitam de um grande espaço para instalação e posteriormente um cercado para mantê-la fora de riscos. Além disso, exigem a instalação de infraestrutura energética.

Para uma melhor eficiência e mais pontos de coleta, evite estes tipos de estações que serão mais caras e não permitirão a cobertura adequada de toda sua lavoura. Opte por estações mais compactas de até 3kg como os modelos fornecidos pela SciCrop. Eles permitirão a instalação de uma rede de estações com melhor cobertura, maior frequência de coleta, e não impactarão em infraestrutura nem em ocupação de grandes áreas de sua propriedade. Não é à toa que estas estações mais compactas permitiram a instalação da primeira rede privada de estações meteorológicas de um município.

Ambiente ao redor

O ambiente é outra coisa a se pensar ao obter uma estação meteorológica. Sua propriedade fica exposta à luz solar, tem regiões coberta por sombra, ou mesmo venta muito? A presença da floresta, luz do sol, chuva, oceanos tem um enorme impacto sobre o que sua estação meteorológica lhe reportará.

Portanto, verifique o local ideal para instalação de seu equipamento. A SciCrop fornece um estudo de mapeamento de posicionamento para suas estações quando contratado o serviço de monitoramento climático.

No que prestar atenção ao escolher uma estação meteorológica?

Recursos

Primeiro, você precisa dividir exatamente o que sua estação meteorológica ideal terá. Deseja compartilhar seus dados com serviços de terceiros através de uma rede sem fio? Ou talvez você queira ser alertado toda vez que houver uma situação climática. Avalie quais recursos você deseja e adquira a estação meteorológica mais adequada a eles.

Aqui estão alguns recursos mais importantes:

  • Umidade: Porcentagem externa / interna da umidade relativa do ar;.
  • Temperatura: mostra as medições de temperatura externa / interna em Fahrenheit e Celsius, além de ponto de orvalho;
  • Velocidade do vento: mede a velocidade máxima e atual do vento, além de rajadas;
  • Precipitação: mede quanta precipitação está ocorrendo no momento e o que foi acumulado;
  • Direção do vento: Mede a direção que a corrente de ventos está no momento;
  • Radiação solar: mede o quanto de disponibilidade de sol as plantas de sua lavoura estão recebendo.

Alcance

O alcance da sua estação meteorológica é a distância que o dispositivo leva para fornecer uma leitura para o receptor. A maioria das estações meteorológicas sem fio tem um alcance de 100 metros. Lembre-se de que seu alcance geralmente é bloqueado por obstáculos que interferem na leitura do seu dispositivo.

Isso significa que você precisará obter uma estação meteorológica que leve em consideração a linha de visão e conectividade em sua propriedade. Selecione uma estação meteorológica com a quantidade certa de alcance para garantir que funcione corretamente. Caso seu ponto de instalação fique muito longe do local onde está a conectividade, a SciCrop também disponibiliza estações com conectividade 3G que dispensam a necessidade de pontos de conexão.

Interface

Escolha uma interface fácil e intuitiva. A maioria das estações meteorológicas possui uma interface de computador que facilita o rastreamento e o registro de dados e o compartilhamento on-line. Todas as estações da SciCrop possuem interfaces intuitivas via web e mobile para seu melhor monitoramento do clima. Se você mesmo assim planeja usar uma interface serial, entenda que levará algum tempo para se acostumar e poderá fornecer relatórios menos precisos.

Durabilidade

Encontre uma estação meteorológica que possua durabilidade de longo prazo. Algumas estações mais caseiras com muitas partes separadas podem apresentar quebras ou defeitos. As estações da SciCrop são muito robustas e provaram já uma durabilidade de anos em campo sem manutenções, apenas substituição de baterias.

Além disso, como o serviço é prestado na forma de comodato, você não precisará se preocupar com quebras ou má coleta de dados, uma vez que a SciCrop se responsabiliza por enviar um novo aparelho em pleno funcionamento sempre que necessário.

Precisão

Você deve obter uma estação meteorológica que exiba os resultados com a maior precisão. A maioria dos produtos de baixo a médio porte exibirá seus dados climáticos em incrementos de 1,0. Embora isso seja bom para algumas estações, as estações meteorológicas de nível profissional relatam suas coletas em incrementos de 0,5 ou menos, como as estações da SciCrop.

MediçãoAlcancePrecisãoResolução
Temperatura Interna-5 à 60 °C± 1 °C0.1 °C
Temperatura Externa-40 à 65 °C± 1 °C0.1 °C
Umidade Interna1 à 99%± 5%1%
Umidade Externa1 à 99%± 5%1%
Luz0 à 400k Lux± 20%1 Lux
Pressão Barométrica300 à 1100 hPa± 3 hPa0.1 hPa
Chuva0 à 9999 mm± 10%0.03 mm
Direção do Vento0 à 360°10°
Velocidade do Vento0 à 50 m/s± 1 m/s ou 10%0.1 m/s
Radiação Solar0 à 700 W/m²± 1 W/m²0.1 W/m²
Índice UV1 à 14± 11
RTC1978 à 20501s1s

Conectividade sem fio

Decida se você deseja uma estação meteorológica com ou sem fio. As estações com fio são mais estáveis ​​e têm menos probabilidade de encontrar interferência. Porém, elas são mais difíceis de instalar e atraem raios, se você não tomar cuidado.

Embora as conexões sem fio possam apresentar interferências se mal instaladas, elas são mais fáceis de instalar. Você deve optar sempre por obter uma estação meteorológica sem fio, porque elas são melhores para armazenar seus dados meteorológicos e são ótimas para maior coleta de dados essenciais para os relatórios e previsões climáticas.

Duração da bateria

A fonte de energia da sua estação meteorológica é um fator que vale a pena pensar. As maneiras mais comuns de alimentar sua estação meteorológica são através de corrente CA, energia solar ou através das baterias. Quando se trata da duração da bateria da sua estação, verifique se são pelo menos 200 horas.

As estações da SciCrop trabalham com painéis solares e super-capacitores para alimentação de vários anos de uso. Ainda assim, possuem também baterias comuns alcalinas para manter a estação em funcionamento em caso de baixo carregamento solar, por exemplo, durante o período da noite. Em caso de falha no carregamento a estação é substituída por uma nova.

Expansibilidade

A capacidade de expansão da sua estação meteorológica é definida pelo número de sensores que ela possui. Quanto mais sensores, mais informações e qualidade de dados terá. Invista em uma estação meteorológica mais completa. A da SciCrop, por exemplo, possui 11 sensores.

1Indicador de vento
2Sensor de velocidade do vento
3Painel solar
4Compartimento de bateria
5Indicador LED: Aceso após 4 segundos caso a unidade esteja ligada. Após este período o LED irá piscar a cada 16 segundos(período de atualização do sensor)
6Botão de reset
7Sensor termo-higrômetro
8Sensor UV
9Sensor de luminosidade
10Coletor de chuva
11Nível bolha

Conclusões finais

Bom, após este guia você deve estar mais preparado para escolher sua estação meteorológica. Lembre que o mais importante não é medir o que está ocorrendo no momento, mas sim coletar a maior frequência de dados e armazená-los online. Isso irá permitir que faça análises essenciais para manejar melhor sua lavoura.

Serviços como o da SciCrop já entregam a solução completa para sua atividade rural, inclusive com previsões climáticas customizadas para sua propriedade, que permitirão um melhor planejamento das operações. E aí, que tal uma conversa conosco para adquirir sua próxima estação?

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.