Primeira rede de estações meteorológicas privadas para um município completa 2 anos

Há 2 anos atrás, exatamente na data de 28/05/2017, era instalada na cidade de Morro Agudo, a primeira rede de estações meteorológicas para monitoramento climático hiperlocal de um município inteiro.

A iniciativa foi do sindicato rural local, com o apoio dos diversos produtores rurais da região. O município é conhecido como o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, e hoje fornece matéria prima de moagem para diversas usinas.

O projeto de instalação da rede foi um movimento inovador de compartilhamento de informações climáticas entre os produtores, e garante o acesso a dados essenciais para trazer maior produtividade. O equipamento disponibilizado pela SciCrop possui 13 sensores e capta dados a cada 16 segundos. Com essa capacidade de coleta é possível interpolar os dados entre as estações e calcular as condições climáticas mais precisamente em qualquer lugar de cobertura da rede. Além disso, é possível entregar uma previsão de 15 dias de alta precisão para a região.

Um grande diferencial da estação é sua estrutura simplificada que permite um custo mais acessível ao produtor rural, e também a fácil instalação e manutenção. Após os 2 anos, a rede permanece funcional e prova que as soluções tecnológicas de iot com custo-benefício são as mais acertadas para este tipo de situação no campo. Hoje não é necessário estações de alto custo e precisão, uma vez que a capacidade de coleta dos dados em velocidade e volume de dados é mais importante para trazer a informação estratégica que o produtor realmente precisa.

Caso você tenha interesse em conhecer mais da solução climática, nos mande uma mensagem para conhecer SciCrop CLIMA.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.