David Kwast da SciCrop palestra no Grupy-SP

No dia 25 de Maio de 2019 foi realizado mais um encontro do grupo de usuários Python do Estado de São Paulo. Nesta edição a Oracle sediou o evento.

David Kwast, especialista de tecnologia da SciCrop, palestrou sobre a combinação de três tecnologias especializadas:

  • Framework web Django
  • Django rest framework (DRF)
  • Postgis

Foram demonstrados trechos de código-fonte para o processamento de imagens de satélite combinados com dados geográficos.

Objetivo

Um dos principais objetivos da palestra foi apresentar formas eficientes de se trabalhar com imagens (atuais ou históricas) de Satélite e transformações GIS, em diferentes layers, sem o uso de ferramentas como o Google Earth.

O GeoDjango padroniza a API de biblioteca geográfica, como o GDAL, e também o SQL dos bancos com suporte a GIS, essa API, disponiibilizada pelo DRF permite a manipulação de dados de forma rápida e simples. Sem o GeoDjango, o programador precisa aprender o SQL específico do PostGIS, ou Oracle Spatial, entre outros, e também se responsabilizar pela extração dos dados GIS de shapes e raster, para então manipular pelo SQL. Ou seja, o GeoDjango facilita código para ETL GIS e disponibiliza seus resultados e objetos e tipos nativos do Python.

Exemplo prático

A versatilidade de tais recursos foi demonstrada ao se processar um shape de uma fazenda, recortá-lo automaticamente em uma imagem recente do Sentinel 2 e apresentá-la em PNG, GeoJson e tiling no Leaflet, sem o uso de nenhuma ferramenta proprietária.

Próximos passos

Com estes conhecimentos, é possível montar rapidamente um software para gestão de áreas produtivas utilizando imagens de satélite disponibilizadas pelo menos a cada 10 dias.

Compromisso

Na SciCrop temos o compromisso de disponibilizar o conhecimento que é desenvolvido em nossa casa, mas também veio da colaboração de inúmeras pessoas e instituições pelo mundo. Acreditamos que esses atos de #giveback fortalecem o processo de Transformação Digital no Agro, o qual é um dos fundamentos de nossa empresa, e pode ser mais entendido aqui.

Links:

About David Kwast
Technology Specialist

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.