Possível abertura de importação pressiona preços do café robusta

Os preços do café robusta estão em queda no Brasil. Conforme pesquisadores do Cepea, a pressão vem da menor presença de compradores no mercado interno, justificada principalmente pela possibilidade de o governo federal liberar a importação da variedade.

As baixas de preços do robusta são verificadas mesmo com a oferta reduzida e com as condições climáticas ainda pouco favoráveis ao desenvolvimento da safra 2017/18. Na terça-feira, 7, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6, peneira 13 acima, fechou a R$459,73 a saca de 60 kg, recuo de 3,02% em relação à terça anterior, 31 de janeiro.

A expectativa é de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) seja a favor da importação. No entanto, em reunião com representantes do setor cafeeiro, o governo decidiu aguardar a divulgação dos números de estoque do mercado doméstico para se posicionar. Se houver liberação, no entanto, ainda não há data definitiva para a abertura das compras.

Fonte: Agrolink

About Jose.Damico
Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.